Conheça a coleção de periódicos da FACISA:
Bireme Biblioteca Virtual em Saúde
Abrir
BRAPCI
Abrir
Directory of Open Access Journals
Abrir
Base HISA
Abrir
LivRe-Revistas de livre acesso
Abrir
Medline
Abrir
Periódicos CAPES
Abrir
PubMed
Abrir
Scielo
Abrir
Sumários de Revistas Brasileiras
Abrir
A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é uma rede de fontes de informação em saúde que abrange diversos países da América Latina e do Caribe. A BVS oferece acesso gratuito e integrado a bases de dados, periódicos, livros, teses, mapas, eventos e outros recursos relacionados à saúde pública, pesquisa e educação.
Assuntos: Saúde; Saúde Mental; Saúde Pública; Educação; Sociologia; Ciência e tecnologia; Doenças Crônicas; Psicologia; Responsabilidade Social;
Acesso: gratuito.
Idiomas: português, espanhol e inglês.
A plataforma Brapci é um serviço de indexação e acesso a artigos de periódicos em Ciência da Informação publicados no Brasil. Ela oferece uma interface simples e intuitiva para pesquisar, visualizar e baixar os textos completos dos artigos. A plataforma também conta com recursos como estatísticas, alertas, citações e exportação de dados. A Brapci é uma iniciativa da Universidade Federal do Paraná e conta com o apoio de diversas instituições e associações da área.
Assuntos: Ciência da Informação; Biblioteconomia; Arquivologia
Formato: pdf
Acesso: gratuito.
Idioma: português
A plataforma Directory of Open Access Journals (DOAJ) é um recurso online que reúne periódicos científicos de acesso aberto de diversas áreas do conhecimento. O objetivo da plataforma é promover a visibilidade e a qualidade desses periódicos, bem como facilitar o acesso dos pesquisadores e do público aos seus conteúdos. A DOAJ conta com mais de 16 mil periódicos indexados, provenientes de mais de 130 países, e oferece critérios de seleção rigorosos para garantir a confiabilidade das publicações.
Assuntos: Multidisciplinar
Formato: pdf
Acesso: gratuito.
Idioma: multilíngue
ABase Bibliográfica em História da Saúde Pública na América Latina e Caribeé um projeto que visa reunir e divulgar fontes documentais sobre a história da saúde pública na região. O objetivo é facilitar o acesso e a pesquisa de estudiosos, professores, alunos e interessados no tema. Conta com mais de 10 mil registros de livros, artigos, teses, dissertações e outros materiais, em que se destacam documentos sobre eventos e processos históricos como objetos de disciplinas das Ciências Humanas e da Saúde.
Assuntos: Políticas de saúde; Medicina tradicional e alternativa; Saúde mental; Saúde e meio ambiente; História da medicina.
Formato: pdf
Acesso: gratuito.
Idioma: português, espanhol e inglês.
O LivRe é o portal de periódicos de acesso aberto mantido pelo Centro de Informações Nucleares (CIN), da Comissão de Informações Nucleares (CNEN). O acervo do LivRe conta com periódicos, revistas de divulgação científica e boletins técnicos. O acesso é livre, mas alguns periódicos pedem que o usuário se registre para acessar o conteúdo.
Assuntos: multidisciplinar
Formato: pdf
Acesso: gratuito.
Idioma: multilingue.
A MEDLINE contempla diversas áreas da saúde como medicina, enfermagem, odontologia, veterinária, medicina esportiva, entre outras. A base é gerenciada pela National Library of Medicine (NLM) dos Estados Unidos e conta com mais de 29 milhões de registros disponibilizados em formato XML. A MEDLINEpossui uma ferramenta de busca avançada chamada PubMed, que permite a busca de referências bibliográficas.
Assuntos: Administração; Biografia; Cultura; Educação; Escravidão; Escrita; Ética; História; Sociologia; Linguística; Meio Ambiente; Normas Técnicas; Política Internacional; Psicologia; Responsabilidade Social; Saúde.
Formato: ePub; pdf.
Acesso: gratuito.
Idioma: inglês, francês, espanhol, alemão.
O Portal de Periódicos Capes é uma base de dados brasileira mantida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que reúne diversas bases de dados nacionais e internacionais, incluindo a MEDLINE, SciELO e Web of Science. A base conta com mais de 38 mil periódicos, além de livros, teses e dissertações. Os registros são disponibilizados em diversos formatos, como PDF, HTML e XML.
Assuntos: Administração; Biografia; Cultura; Educação; Escravidão; Escrita; Ética; História; Sociologia; Linguística; Meio Ambiente; Normas Técnicas; Política Internacional; Psicologia; Responsabilidade Social; Saúde.
Instruções de uso: A CAPES disponibiliza uma listagem com os periódicos disponíveis para acesso. É possível acessar por ordem alfabética, pesquisa por área do conhecimento, título, fornecedor/editor.
O site conta com um link de ajuda na página “Lista de bases e coleções” que explica todos os métodos de buscas.
APP Portal de Treinamentos do Periodicos da CAPES: Acesse as lojas virtuais e baixe o aplicativo .periodicos. para facilitar suas pesquisas.
Disponível na APP Store
Disponível na Play Store
PubMed é uma das maiores bases de dados na área de Ciências da Saúde, com mais de 30 milhões de registros. A base é gerenciada pela National Library of Medicine (NLM) dos Estados Unidos e conta com referências bibliográficas de artigos científicos, livros, teses e dissertações. Os registros são disponibilizados em formato XML e a base está disponível em diversas línguas, incluindo inglês, espanhol, francês e alemão.
Assuntos: Biomedicina, Medicina.
Formato Resumos e citações.
Acesso: Gratuito.
Idioma: Multilingue.
Istruções de Acesso
Para fazer o 1º login:
- Clicar em “login” e escolher uma forma de acesso
- Na página que abrir, conferir o endereço de e-mail e clicar
em “Create new account”
2º acesso em diante
- Clicar em login
- Escolher a forma de login
O acesso aos artigos pode ser feito sem login, mas com a conta é possível acessar o painel para gerenciamento de bibliografias, coleções, buscas salvas, entre outros. Mais informações no vídeo (áudio e legendas em inglês) de apresentação do MY NCBI no canal da National Library of Medicine.
A Scientific Electronic Library Online, ou simplesmente Scielo, é uma biblioteca eletrônica que oferece acesso gratuito a uma ampla variedade de periódicos científicos da América Latina, Caribe, Portugal, Espanha e África do Sul. A Scielo tem como objetivo contribuir para a democratização do conhecimento científico, oferecendo acesso aberto à produção acadêmica desses países e regiões, muitas vezes inacessível aos pesquisadores devido às barreiras financeiras e linguísticas. Atualmente, a Scielo possui uma coleção de mais de 1.600 periódicos científicos de diversas áreas do conhecimento, como ciências da saúde, ciências exatas e da terra, ciências sociais, humanidades, entre outras.
Assuntos: Biomedicina, Medicina.
Formato Artigos completos e resumos.
Acesso: Gratuito.
Idioma: Multilingue.
Sumários de Revistas Brasileiras é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros, disponibilizando links para revistas completas e artigos. Resultado da retomada da série “Sumários Correntes Brasileiros”, pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), antes desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT). O Sumários.org indexa títulos em diversos idiomas.
Assuntos: Multidisciplinar.
Formato: PDF.
Acesso: Gratuito.
Idioma: Português (principal).
Informações de Acesso O cadastro na base é necessário caso o usuário queira fazer o upload de um periódico e/ou sumário. Para utilização e leitura dos textos disponíveis, basta executar a busca no campo indicado na página.
Instrução de cadastro no Sumarios.org